quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Platão e ciência política

Platão, num dos seus diálogos de ciência política, compara a actividade política com a actividade tecelã, isto porque a arte da boa vestimenta implica opções de escolha, no que concerne ao tipo de tecido a usar, técnicas de costura utilizadas, e de que forma a vestimenta está preparada para as intempéries e protege as partes pudicas. Platão, hoje, se estivesse vivo teria de encontrar outras metáforas para a comparação política, porque actualmente os pudores são outros e ninguém se importa de mostrar o que quer que seja e também ninguém se importa se a vestimenta está ou não preparada paras as intempéries, muito menos quer saber quem foi o pobre desgraçado que a fez e se utilizou da melhor forma a matéria-prima e as melhores técnicas e o mesmo se pode dizer dos políticos, que não tem pudor de espécie alguma nem a vergonha necessária para se manterem imparciais e sérios.
Mas voltando ao seu tempo, o de Platão, o que ele queria dizer sobre os políticos continua a ser actual, o político é alguém que deve saber “cardar e fiar” as ideias com sabedoria, é alguém que deve saber optar pelas melhores e pelas mais coerentes iniciativas que atendam às diversas opiniões, procurando incessantemente o justo equilíbrio entre os mais fortes e os mais fracos e indefesos, para que a sociedade se desenvolva harmoniosamente. E porque é que continua a ser bastante actual, porque o problema principal da política persiste e permanece inalterável, pois há homens que continuam a acreditar que todos são capazes de exercer política. Como dizia, a Política é uma arte muito especial e não deve ser exercida de ânimo leve por qualquer um, para tal há que possuir capacidades de ordem técnica (conhecimento aprofundado), de ordem estratégica (saber o que é melhor e como o fazer) e por fim há que saber conduzir homens, sendo esta, superior a todas as outras capacidades ( a liderança).
Percy Shelley, chega mesmo a dizer que Platão “foi o primeiro e talvez o último, a sustentar que o estado deve ser governado não pelos mais ricos, os mais ambiciosos ou os mais astutos, mas pelos mais sábios."
Todavia, o que nos é dado a conhecer diariamente, assume um contradição diametralmente oposta a estes sábios princípios com mais de 2500 de existência, porque o que verdadeiramente acontece e devemos sempre duvidar se alguma vez aconteceu o contrário, é que, quem está na política não são esses homens e mulheres sabias, mas sim, os “astutos”, os chicos-espertos e os poderosos que têm um visão redutora da sociedade e ambicionam um mundo de benesses para eles, para os seus compadre e para a sua clientela. E como dizia Maquiavel, “a forma como vivemos está longe de ser o ideal”, porque “todos os homens são maus”, “são naturalmente animais egoístas”. E com isto se explica tudo.

2 Comentários:

Tertuliano disse...

Desidério Silva é "naturalmentre um animal egoísta". Não leu Platão! E é naturalmente um "mentiroso". Calma, não se assustem!
1. Prometeu uma 2ª circular para Albufeira. Mentirinha!!!... seu maroto.
2. Prometeu uma Escola de 1º,2º ciclos na Guia há 8 anos. Mentirinha!!!.... seu marotito...
3. Prometeu não fazer, e gozou com quem fazia obras no Verão... Mentirinha!!!..... seu marotão....
4. "Proponho um circuito permanente de transportes que nos leve a todos os locais do concelho! (avezinha 22.10.2001). MENTIRINHA.... seu ....?
5. "O poder não é propriedade de ninguém a não ser dos eleitores" (idem) ESTÁ SENIL, SR DESIDÉRIO!!!! O poder já é só seu!..... Seu....??

Desidério Silva é homem de confiança? Quem é que se pode sentir livre, à vontade com as suas ideias e opções, sem que ele use isso contra as pessoas?

E o Chio "eu é que sei"? Que categoria têm os homens em Albufeira?
MenTirinhas! Traiçõezinhas! Poiltiqueirinhos!

Miguel Silva disse...

Tenho seguido este blogue com alguma atenção, naturalmente que tenho gostado mais de alguns posts do que outros, assim como dos comentários. Mas gostei deste em particular e ainda mais do avivar de memoria que aqui foi deixado no comentário anterior. No entanto, não concordo com alguns dos nomes aqui apresentados como possíveis sucessores do actual presidente. Não acho que seja possível o eng. ou arq. Alberto Saraiva ter tantos votos, não é conhecido o suficiente para tal, a não ser que este blogue seja de algum amigo próximo dele e do próprio PSD Albufeira.
Quanto ao testo em si mais uma vez este espaço apresenta um bastante interessante, bem escrito e de fácil leitura.

Enviar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO