quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A crise e as associações em Albufeira

O “Movimento Associativo” é talvez a “obra” mais emblemática de Desidério. Daqui a alguns anos, quando se falar no nome de Desidério, o que virá de imediato há memória é o movimento associativo e tudo o que representou de menos bom, porque dos aspectos positivos ninguém se lembrará, se os houve? Houve sim!
Como sabemos, esta ideia das associações foi estratégica, só pode ter sido pensada com uma finalidade, procurar apoio político de forma sustentada a médio e a longo prazo, não há outra razão que justifique esta lamentável situação de servilismo que as associações estão sujeitas através dos seus dirigentes e muitos associados. Todo este esquema não é bom para a democracia. Com a ganância de tudo querer, as pessoas remetem-se ao silêncio e à indiferença, porque a crítica pode-lhes causar algum dissabor, e por isso calam-se e deixam de exercer a sua liberdade de expressão. Que tipo de associações são estas? É caso para perguntar!
A ideia mediatizou-se e valorizou-se ao ponto, de tudo servir para se fazer mais uma associação, por esta andar, dificilmente se conseguirá por um travão, sem que “derrapemos” a grande velocidade e aí não há volta a dar.
O cidadão comum é despreocupado e desatento, que é a maioria infelizmente, não se preocupa com as coisas mais complexas da sociedade, alheia-se e não aprofunda os seus conhecimentos, e só pelo senso comum de ouvido não chega lá, vai vivendo com as suas amarguras e, na realidade, não quer saber dos políticos para nada. Mas, quando há um jantar ou uma festarola, aí aparece, participa e diverte-se, cumprimenta, mas não vê o que está à sua volta.
Não tenhamos dúvidas, as associações têm servido de “engodo” para entreter as pessoas, ou seja, com a finalidade de desviar ao máximo as atenções da massa crítica, submetendo-as há ilusão, há ignorância e ao servilismo, que daí resulta. E o resultado é este, quatro, oito ou doze anos de governação, ou mais. A magnitude do número de associações é tão elevado, que se torna incomportável para a autarquia apoiar sistematicamente ano após ano. Mais tarde ou mais cedo haverá um fim, como em tudo. Em economia, só as empresas sólidas é que vingam nos tempos de crise. Vamos ver a que ritmo as associações vão continuar a aparecer nestes próximos anos e quantas são as que vão fechar portas.
Qualquer que seja o vencedor destas autárquicas, terá um problema sério para resolver, ou acaba com a maioria destes apoios ou sujeita-se a ter que contrair mais empréstimos à banca, porque a receita não é como era nos tempos das “vacas gordas”, podemos até estar a falar de tostões, dinheiro contribuinte deve ser sempre bem aplicado, e como é do conhecimento geral, por norma, as associações não apresentam quaisquer resultados da aplicação dos dinheiros públicos, nem tão pouco, os relatórios de actividades. Publicam-se os apoios concedidos, porém a demonstração de resultados e a justificação do apoio, esses nunca são publicados, nem divulgados, se isso fosse feito, muitas associações não teriam direito a receber nenhuma espécie de apoio no ano seguinte, era bom que o cidadão contribuinte soubesse como foi gasto esse dinheiro e que mais-valias trouxe para a sociedade e para a comunidade local.
É verdade que as associações são manifestações de cidadania plena e activa da chamada sociedade civil, que defende ideais, princípios e/ou luta por direitos, sendo portanto, muitas vezes a única via que os cidadãos encontram para se relacionarem democraticamente com instituições. O que se lamenta é outra coisa, é o abuso e a dependência do apoio para a sobrevivência das associações. Muitas há, que têm contratos programas com a autarquia e desempenham uma determinada função, substituindo-se às obrigações públicas e necessárias, as restantes não são merecedoras de apoios nenhuns, têm condições mais que suficientes para sobreviverem e se não têm, têm de procurá-las, e caso não as encontrem, é porque não se justifica a sua existência e, aí devem encerrar portas. Será que há coragem política para por um fim a tudo isto? Vamos ficar à espera!

6 Comentários:

Anónimo disse...

O associativismo é isso mesmo,um grupo de pessoas que se associam junto de uma causa e trabalham para ela.Existem associações e albufeira que nem sabem como gastar o dinheiro,veja-se a AAA em 10 anos já recebeu da Camara mais de 200.000€ mais a sede.Pergunto o que é a AAA o que já fez pela cidade?nos proximos 5 anos mais de metade das associações em Albufeira vão acabar,pois alguem acabou com o calor do associativismo que é a união e convivio e trabalho dos seus associados.

Anónimo disse...

Essa Associação de Amigos, não, de RICOS, os tipos que fizeram fortunas à custa deste e daquele, tais como os GUIS, Serôdios, e outros que tais, são os pedintes de serviço que ainda não largaram a teta e continuam a minar com a sua influência.

Tertuliano disse...

Coisa do arco da velha. Fenómeno do Entroncamento! Milagre de S.Bartolomeu de Messines! Desidério Silva é o Santo que consegue mais de 100 associações e colocar nelas todas só PSD's.
Cheguei à conclusão que em Albufeira só há homens bons no PSD!
Por isso tenho que procurar outro concelho onde ainda haja lugar para um cidadão "não Psd!". E vou já a correr porque o gajo em Ferreiras disse que já era o NOVO Presidente de Albufeira... Porra. Quando é que este gajo ficará satisfeito?
Óh gentes de Albufeira: acham normal isto? Será inteligente, será razoável, será prudente, será sábio, será politicamente correcto, será... será.... será que eu estou certo assim? Não será ajustado pensar melhor e mais um bocadinho sibre a política de Albufeira?

Anónimo disse...

Somos 6 mulheres, uma casa, dias inesquecíveis, sol, calor, muito praia, bebida e animação com fartura, é assim que estão a decorrer as minhas férias em Albufeira.
Estamos a dois passos da praia, dos bares de tudo, mas sobretudo estamos a divertir-nos imenso, é uma semana de férias que sem dúvida não vou esquecer nunca.
A primeira vez que venho apenas com mulheres, mulheres espectaculares que eu adoro e por quem tenho um enorme respeito.
A joaninha e a Sara finalmente saíram da beira da tia Manuela e estão a provar o verdadeiro sabor da noite!!!!
Estamos aqui até Domingo portanto a diversão ainda está longe de acabar.
Politiquices á parte viva Albufeira.

Anónimo disse...

A AAA é uma das tais associações que não deveriam receber nem mais um cêntimo que fosse. Todos os anos recebem dinheiro a rodos, têm a as instalações da UATI, novas e com bastantes condições, que ao que se comenta é só para as velhas e os velhos ricos cá da terra. Primeiramente apareceram para usar todos os serviços da camara nomeadamente o transporte de borla e para usarem a sua influências na câmnara e colocar lá quem entedem, filhos, noras, amigos etc...
E como são tão venenosos entre eles, nunca conseguiram criar uma equipa solida que trabalhasse em prol da sociedade, daí encontram um pessoa disponível que estava disposta a trabalhar o Dr. Rui Carvalho, mas como são maus para as cobras, nem esse lhe serviu, arranjaram maneira de correr com ele, armaram-lhe uma cilada, que conhecendo eu a pessoa, que é séria, honesta e trabalhadora, passou por por ser tudo menos uma pessoa de bem e quem é que lhe fez isto foi alguém que ainda mexe, apesar de arrastar os pés, acaba por ser uma figura triste e mal formada. O sr. Serôdio é e sempre foi uma pessoa com intuítos ruís e alguns até obscuros, ligados a determinados meandros menos claros. Foi este senhor serodio, mais o senhor Alfredo Machado e o Sr. dR. Carreiras, todos do PSD que acharam que o Dr. Rui Carvalho estava a ter poder a mais dentro do PSD e para o derrubarem, inventaram uma campanha negra, usando a maledicência de um Sr. Cachola, bebado e raquitico que mais não faz do que semear veneno por todo o lado.
São estas pessoas que recebem dinheiro da camara para manterem a vivo os seus interesses.
Se eu fosse o Dr. Rui Carvalho pedia uma auditoria a tudo o que se tem passado na associação e desmascarava os interesses desses senhor e desta associação que deve acabar quanto antes.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Dos comentários inseridos falta indicar o nome fulcral de todo o enredo à volta das "picardias" existentes na Assoc. Amigos de Albufeira. Esse é o principal objecto de "mexericos" e "má lingua" pois ficou apeado, agora os passeios, os almoços entre amigos a determinado dia da semana, os jantares convívios ... acabaram e quando existe algo tem que ser pago, então a Direcção é toda uma porcaria .....
Esse nome chama-se Trocado... mas a sua esposa é muito pior... o Serôdio é só o prta voz destes dois pois a mensagem é sempre transmitida na Riviera de manhã à Olga ou então quando os dois vão à pesca.

Ficamos por aqui.....

Enviar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO