sábado, 8 de agosto de 2009

David Martins, será que veio para ficar!? Ou não!!

Qual será o seu futuro político, caso venham a obter um resultado ainda mais fraco do que Fernando Anastácio, há quatro anos atrás? Terá, David Martins, capacidade e forças para se manter como vereador sem pasta e presidente do PS em Albufeira, sem que os militantes de peso se mexam e o acusem de prometer muito e, pouco conseguir alcançar?
David Martins já cometeu um erro, vai perder a Freguesia de Paderne. Continuará a dominar as Ferreiras e deve ficar-se por aqui. Olhos d’Água, é ainda uma incógnita, mas, mesmo ganhando duas freguesias, ficará numa posição bastante complicada e o mais certo será dar o seu lugar a alguém mais capaz.
Esta análise é apenas política, não tem outro objectivo, senão tentar antecipar o que irá acontecer, não se pretendem julgamentos de carácter, nem atacar ninguém. Voltando ao assunto, o PS, depois do Desidério ter alcançado o poder em Albufeira, parece que se apagou por completo. As razões devem ser várias, mas uma coisa é certa, que andam muito sossegados andam. É sabido que a política local se faz mais pelas pessoas em si, do que pelas cores partidárias, mas neste caso, parece haver uma correlação directa entre a acção do PS nacional para com o PS local. As políticas de afrontamento a quase todos os sectores, acabam por fazer mossa, aqui localmente. Uma coisa é certa, David Martins não vai poder contar com os professores e talvez com muitos outros sectores, é sabido que esteve presente nas várias votações, como deputado, na Assembleia da República e votou sempre a favor das intenções do governo, terá de carregar este fardo e por mais argumentos que encontre, será sempre uma pedra no sapato as políticas impostas pelo Governo de Sócrates.
Um outro erro, é não afrontar directamente o Desidério, deixa que este se sobreponha e galvanize para si toda a energia que tem vindo a colher com as associações. Temos de ser analíticos e coerentes, Desidério soube muito bem organizar-se e retirar desses meios o que verdadeiramente lhe interessa, o voto, a confiança e o apoio. Penso que não será justo falar em “comprar” as associações com os subsídios. Umas mais que outras, até são fundamentais e necessárias, outras há, que não, é claro! Nessas o apoio autárquico é mal empregue. David Martins chegou tarde, diz querer fazer mais, mas esse espaço já foi conquistado e como as associações não dependem de si, não o apoiarão. Se realmente quiser obter um bom resultado, vai ter de sair para a rua, deixar-se de mordomias e com alguma acutilância explorar o que o Desidério não controla e não soube aproveitar, em suma, fazer uma análise Swot de Marketing Político e apontar baterias aos pontos fracos da gestão do seu adversário e, claro está, propor alternativas.

9 Comentários:

A Ramos disse...

Como nunca acertei no totoloto ou coisa parecida, não vou tentar acertar em nada sobre o David Martins. O texto que acabo de ler lembra-me o "reino da mesmice" (sem ofensa, espero!) que as análises sobre políticos têm demonstrado nestes últimos tempos. Por todo o lado se vão buscar algumas contas do passado. Ouve-se que com um David pouco conhecido a Câmara vai continuar como até aqui. O império associativo de Desidério é de desconfiar. Não vejo nas festarolas mais do mesmo. Os que vão a umas lá estão outra vez nas outras! Sim, porque eu tenho acompanhado muitas realizações de há ano e meio para cá. É bem capaz de ganhar o Desidério... Mas, ainda ninguém deu o voto a ninguém.E é aqui que o texto resvala, no meu entender. Dizer que o Desidério já tem o voto destes e daqueles faz-me desconfiar ainda mais que ele possa vir a ganhar! O efeito das pessoas entre si não é sempre igual, sobretudo quando se trata de interesses sociais e públicos. O que fez a alguma gente, Desidério deixou de fazer a outras tantas pessoas. É o que se tem ouvido directamente, em privado, no recato das coisas e conversas sérias... Ao David cabe por ordem no PS, bem como aos militantes que o escolheram. E é por causa do título que gostava de deixar aqui o meu parecer. Acho que sim. David veio para ficar. Quer ganhe quer não ganhe já agora as eleições. David foi escolhido para um Projecto que é "PREPARAR O FUTURO". Os militantes socialistas, naturalmente críticos mas ponderados e prudentes, devem ter aprendido alguma coisa com o seu passado recente. E se hoje o David não tem a auréola como o Desidério, é porque chegou quando chegou... A vida é naturalmente aquilo que é, e já chega de de a tentar desviar para courelas pessoais ou protagonismos sem sentido. Eu ainda acredito que o David tem possibilidade de ganhar. As minhas contas para isto são: há muita gente em Albufeira que não tem votado e agora se vai rever nesta personalidade do David. Não tem "rabos de palha", e o todo nacional não é para aqui chamado, tal como as europeias. Conheço professores que não votam PS nas legislativas, mas vão votar no David nas autárquivas. As pessoas já não são analfabetas e, por vezes, vêm-se comentários alicerçados em mentes simplistas e seguidistas! Não acredito. Em Albufeira, há muita gente que pensa por si e não pelos partidos... É por isso que David tem hipótese. Além do mais o David é bem mais simpático, acolhedor e interessado no trato com as pessoas. Isto logo se vê. Mas se não ganhar, vai ficar, de certeza, para liderar o PS até daqui a 4 anos.
O Desidério tem trunfos. O David vai ter que os mostrar. Mas já tem gente com ele (não venham cá com o peso e as medidas!!!) honesta, simples, dada às pessoas e interessada apenas em o ajudar. Do outro lado já se boceja e fazem muitas contas sobre política privada e camarária... E uma Albufeira assim é capaz de não perdoar a quem se faz santo.

Anónimo disse...

O David está entre a espada e a parede, mas demonstra muita coragem e, isso é bem demonstrativo na sua escolha para quarto lugar na lista para câmara!...
Entre tanta gente disposta a aceitar esse desafio, decidiu-se por um professor... e, assim garante que o executivo seja dominado pela classe que têm feito abanar os políticos da nossa praça.
O David, por outro lado têm feito o que deseja. Diplomaticamente, mantêm à distância alguns, a quem sempre se dirige com falinmhas mansas e, assim comanda a concelhia, a seu belo prazer.
Sopraram-lhe de Lx: - Professores!...
Olha que o Desidério têm dois!...
E David cumpriu.
Entre agradar aos militantes e agradar às cúpulas, David nem sequer hesita.
Professor Carlos

Aécio disse...

Em que é que diferem exactamente as políticas de fundo entre PS e PSD?
Em nada, diferem apenas as personalidades e as amizades da élite que está no poder.
É um pouco como mudar de moscas...

Anónimo disse...

Pelo que me apercebo o David veio mesmo para ficar pois ouvi dizer que deixou de ser candidato a deputado para ser candidato à Câmara de Albufeira. É um exemplo que os novos politicos devem seguir. Muitos não pensariam duas vezes em ficar na Assembleia a levantar o braço. O Desidério por exemplo é um deles pois não fosse a Manuela Ferreira Leite e já estaria lá. Será que não abandona o próximo mandato a meio? Outra pergunta: alguém acredita que durante o próximo mandato o Desidério vai fazer alguma coisa para além de mais festas, foguetes e protagonismo.
Quanto a Paderne já todos sabem que o Xico tinha tudo negociado com o Presidente há muitos meses. É vergonhoso virar a casaca depois de 20 anos como Presidente pelo PS.
O David é um jovem e Albufeira precisa de gente nova a governar os nossos destinos. Reconheço a sua coragem de dar a cara pelo PS depois de uma derrota tão grande nas últimas eleições. Já chega de interesses e betão.
Vou votar nele! Para um futuro melhor para Albufeira

Anónimo disse...

Isto de fazer análises politicas encomendadas é muito engraçado... Isto de falar da vontade dos professores ainda mais... Será politico ou professor? Não sei nem me interessa, até porque qualquer uma das "profissões" ou "dedicações" é honesta e legitima... Não sabia é que era advinho... além de ter o poder de ler a mente de toda a Albufeira e de todos os professores... É que esses pensamentos ninguém os sabe! E na hora de fazer a cruzinha... só eles contam! (ou deviam...)!

A Ramos disse...

Espero que o anónimo anterior permita que um professor possa dedicar-se à política. Um padre, também, talvez! Um advogado ou muitos advogados por que não? E já agora um desenhador, ou será moléstia? Quanto a adivinhos, não jogo no totoloto, como disse. E a tese ou fundo essencial da minha ideia é contrapor aos que já dizem que ganharam, o que o este anónimo acaba por corroborar no fim da sua investida! Tenha lá paciência. Na hora de fazer a cruzinha não há só católicos a benzer-se... com a dita cruz. Há mesmo alguns que ainda preferem o "xis"! Não no totoloto nem nos adivinhos ou astros. Há quem saiba pensar pela própria cabeça e há os que vão atrás de "favas contadas". Já agora, não alimente o seu ego pensando que há encomendas políticas no meu carácter. Não me conhece, meu caro! O que eu falei é para falar sem papas na língua, porque é o que eu penso. Aliás deixo abertas todas as hipóteses... Fale também o Sr. ou já tem tudo previsto, com sorte e com acaso, predestinado há 8 anos? Afinal quem deixa ou dá maior prudência? Aquele que considera que ainda ninguém se pode dar por vitorioso ou vencido, ou aquele que apenas se preocupa com as ideias de quem as tem? E se gosta de encomendas, não conte comigo. Não avalie os outros pelos seus juízos, pesos e medidas. E seja muito feliz, como dizia o outro, e agora também posso dizer eu. Ou não!??

Anónimo disse...

o comentario das 15:02 é giro,"albufeira precisa de gente nova a governar os nossos destinos ". por isso contamos com dr.santos serra e vitor clemente isto sem dúvida é mesmo uma palhaçada!!!!!!!!!!!!!

zé dátaboeira

Anónimo disse...

Tenho pena do David Martins dado que politicamente anunciou ja a sua morte no municipio de Abufeira tanta propaganda digamos uma palhaçada "vem ai o david" que suspense meu deus! foi so bluff como ja se esperava o melhor que tens a fazer e voltares para Assembleia da Republica e nunca mais voltes! Força Desiderio David na Rua

A Ramos disse...

Ó Sr Zé, não se confunda a si próprio! A lista do David para a Câmara foi entregue na 5ª feira passada, e dela fazem parte:
1. David >Martins
2. Porf Francelina
3. Sr Helder Bota
4. Prof Vitor
5. Isabel Mendes
.... Portanto deixe lá o Dr Serra em Paz. Quanto ao Sr Clemente, será o candidato à Assembleia, e, nem tudo tem de ser juventude "à bruta"!
A vida ensina-nos até à hora da morte.... Isto de considerar a candidatura do David mais nova, é paa comparar com o que o Sr que tem estado na Câmara! É capaz de nos dizer o que pensa sobre este e o outro cabeça de lista? Não vale fazer batota com o raciocínio dos outros! É preciso respeitar o texto e o seu contexto!

Enviar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO