domingo, 9 de agosto de 2009

A lista de Ferreira Leite e os seus erros

Manuela Ferreira Leite, não só, não foi prudente na escolha dos candidatos a deputados, como não soube anular Passos Coelho. Seria mais sensato e para bem da união do PSD que lhe desse a Distrital de Vila Real. Não o fez, agora, vamos aguardar até ao final de Setembro.
A este propósito, lembram-se de uma frase de Durão Barroso, numa entrevista que a SIC lhe fez, onde dizia a dada altura, “que serei Primeiro-Ministro, serei! Quando não sei!”, com Passos Coelho, vai acontecer o mesmo, que será líder do PSD, será! Quando? No primeiro desaire de Ferreira Leite.
Poder-se-ia pensar noutras hipóteses para a futura liderança. Rui Rio, a sua passagem pela Câmara do Porto não tem sido fácil, lidar com a oposição e devido ao seu carácter autoritário e austero, não lhe permite reunir grandes apoiantes, para alguma vez chegar a Líder do partido. Alexandre Relvas, sim, mas anda muito entretido com grandes projectos empresariais e aparece de quando em vez, só nos bons momentos. Borges de Macedo, não vale a pena falar. Dos actuais vice-presidentes, apenas um poderá chegar a líder, Aguiar Branco, tem presença, mas sem carisma e garra de lutador, portanto, a ver por todo este leque de possíveis condidatos, apenas um tem a garra e vai consegui-lo mais tarde ou mais cedo, que é o Passos Coelho.
Voltando à lista, nomes como o do Filho de Luís Filipe Menezes, o de filhos de vários presidentes de câmara, desalinhados de outros partidos – Maria José Nogueira Pinto, desrespeito pelas Distritais e afastamento dos principais opositores, são tudo, bons indícios para um possível fracasso eleitoral. Os portugueses estão cansados destas coisas, feitas a sabor dos amigos, sem isenção e com muito compadrio de muito mau gosto. A maioria das pessoas quer gente séria nos comandos deste Portugal desgovernado, quer pessoas responsáveis, que saibam defender até às últimas instância o bem comum.
Por acaso, Sócrates há quatro anos atrás, até chegou a apresentar-se como sendo essa pessoa. Ainda se recordam porque é que ganhou? Porque o “povo” estava farto das trapalhadas de Ferreira Leite, Durão Barroso, Santana Lopes, Paulo Portas, Arnault e Morais Sarmento e, não vendo outra alternativa, votaram em massa no PS. Erro atrás de erro, o “povo” português não aprende mesmo.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO