quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os blogs e os políticos

Os políticos por norma não gostam da blogesfera, mas usam-na para se promoverem, fazem gosto nisso, para dar um ar de modernidade e passar a imagem que dominam as tecnologias, mas quando são criticados não gostam dos blogs.
Aqui, na pequena blogoesfera albufeirense, que vai crescendo de dia para dia, já se começa a notar que causa um certo embaraço nos políticos cá da terra, não todos, mas nalguns, isso é visível e notório. Sente-se que lhes provoca grande desconforto, mas é inevitável, vão ter de se habituar, para o bem e para o mal, a estas novas realidades de fazer política e de expor a crítica anónima ou não, em tempo real.
Não gostam porque não conseguem controlar, como acontece com a pseudo-comunicação social regional e local, que vive num conluio e numa “paz podre” que serve apenas de promoção deste ou daquele interesse, às custas do apoio financeiro público. É lamentável em democracia que este tipo de situações sobreviva sem qualidade, sem rigor e sem isenção.
E assim, desta forma, se controla um importante meio de expressão com o disfarce a que todos assistem há vários anos, consoante a cor dominante, o que é difícil de acontecer com os blogs, principalmente com os anónimos e isentos, onde a liberdade de expressão não é amordaçada nem é comprada por ninguém.
Quanto aos políticos, estes não são donos do bem público, como tal têm de aceitar todas as formas de expressão e, os blogs são actualmente o melhor mecanismo para dar voz a uma crítica que se espera ser construtiva, que por vezes não o é, mas pode ser fundamental para a regulação da acção política, na sua função de permanente vigilância e atenta na condução deste património de todos que é a democracia e as instituições democráticas. Trata-se, portanto, do bem e do interesse de todos, ao qual assiste, não só o direito, mas a obrigação de contestar o que quer que seja, se se achar que é necessário e que são precisos mais esclarecimentos. Contudo, os blogs devem evitar, principalmente nos comentários, formas abusivas de julgamentos de carácter a priori e sem fundamentação comprovada. Quando há factos comprovados, existem uma série de mecanismos ao alcance de todos, sob anonimato ou não, para o exercício da defesa dos seus direitos e para o bem da democracia, e não devem servir como espaço para a devassa da vida privada, sob pena de destruir este bem valioso em democracia, que é o direito de expressão e de liberdade, bens que devem permanecer intocáveis.

3 Comentários:

Anónimo disse...

##...
Existem três tipos de pessoas:

Os BURROS que não aprendem com os seus préprios erros.
Os ESPERTOS que aprendem com os seus próprios erros.
Os INTELIGENTES que aprendem com os erros dos outros.

Eu escrevi tipos de pessoas / não escrevi POLITICOS.

Alguém que pensa e ama Albufeira

tertuliano disse...

Sr Desidério. Diga-nos se tinha conhecimento do perigo que exisitia na Praia Maria Luísa?
Embora o Sr não goste de internet e blogues, desculpe. Agradeço uma resposta para saber como hei-de votar daqui a dias.
Obrigado.

Tertuliano disse...

Quando vi o video do jantar das Ferreiras na apresentação do candidato do PSD à Junta, o Desidério mostrou-se irritado. Com um tom de voz ameaçador e muito alto - agora percebo porque há gente dizer que o Desidério impõe a muita gente um clima de medo e temor - , atacou os blogues e os que "sentados com o rabo na cadeira" não fazem mais do que dizer baboseiras.
Ó Sr Desidério, ou lá quem o representa nesta blogagem, Baboso é que eu não sou. E quando falo apresento razões, raciocínios lógicos. Eu nunca digo uma conclusão, como o senhor tanto faz no seu estragado português, antes de a demonstrar. Não sei onde fez o seu curso, mas olhe que muitos alunos chumbam e chumbaram por começarem os seus exames pelo reles "Portanto...." É que o Sr se vir bem (não é se "ver" bem) entra no palanque logo a dizer "isto é já uma aposta ganha"! Muito joga o Senhor. Uma aposta, veja-se.... Tanta aposta que este gajo tem ganho. E até as leva ganhas antes de tempo... Triste cultura a destes autarcas. Não por o Sr ter poder que é culto. E mais uma vez demonstrou uma atitude anti cultural ao referir-se aos que escrevem nos blogues da forma como o fez. Rabo tem o Senhor... E bem vaidoso e gordo e já cheira mal, porque não há palco onde não o mostre. E se é assim que o Sr considera que percorre o concelho, não precisamos de si para nada. Razão têm os que, na sua mais íntima e recôndita consciência, por vezes ainda lutam com a dúvida do que é que um edil poderia, mal ou bem, pouco ou quase nada, ter feito para que a praias do seu concelho não enterrassem pessoas. Isto é vergonhoso. E depois diz que percorre o concelho todo enquanto nós estamos de rabo sentado n cadeira.
Pois eu digo-lhe e testemunho a toda a gente o seguinte: não há liberdade de opinião neste concelho que o sr governa,não é por falta de regras ou competências da alta autoridade para a comunicação social. Não. É porque o Senhor é um ditador para com os os jornais de Albufeira e não só. Onde poderei exercer a minha liberdade de opinar sobre a ética da sua actuação, como figura pública e político?
Os blogues, coitado do Desidério, não os pode comprar ele! Bora todos a votar no único candidato que pode fazer frente a este. Voto David. Sem medos.

Enviar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO