terça-feira, 13 de outubro de 2009

O desaire de David e a “guerra” pelo poder do PSD-Albufeira

David Martins foi a grande desilusão destas autárquicas. Se há algum dado relevante a registar nestas eleições em Albufeira, é este mesmo, o fracasso quase absoluto de David, pior ainda do que o de Anastácio há quatro anos atrás.
David tinha consciência que era muito difícil ganhar a Desidério, e não soube ser político, limitou-se a acreditar na sua boa-fé. Errado! Um político tem de ter garra, tem de ir à luta e tem de ser combativo. Ser-se pela positiva é bom, mas não chega, e aí, David foi mau como político e, agora pode ou vai ter o PS-Albufeira “à perna”!
Não foi por falta de avisos! Não explorou os pontos negros da governação do Desidério, e os erros em política pagam-se caros, como é o caso desta histórica e humilhante derrota.
A actual situação de maioria absolutíssima de Desidério e, do ponto de vista democrático, é péssima, têm ao seu dispor uma ferramenta democrática e legitima de valor incalculável, que lhe foi oferecida no domingo passado e com ela se servirá e dará a servir a quem entender, sem que possa ser contestado ou rebatido, para além do esmagador apoio da Assembleia Municipal, que contará com 20 elementos do PSD, contra 6 da oposição.
Lamentavelmente a culpa não é de Desidério, mas sim dos partidos da oposição que são bastante medíocres e ineficazes e não souberam captar a atenção do eleitorado. Sejamos sérios, em Albufeira, o PS, o CDS e a CDU têm todos de passar por um lifting e trabalhar com mais entusiasmo pela democracia. É urgente a substituição dos seus líderes, para dar lugar a outros mais capazes.
Até a CDU foi ultrapassada pelo candidato [independente] do BE! Que partidos são estes que não trabalham! A CDU apresenta dois rostos que não se compadecem com os tempos actuais, onde a imagem vale mais do que tudo. Onde está o rigor, o brio democrático? Naturalmente que as pessoas em causa não têm culpa dos seus rostos e nem todos podem ser bonitos. Mas há que ser consequente, para não sofrerem este tipo de derrotas, que são humilhantes para qualquer pessoa.
Quanto ao PSD-Albufeira, que nada mais é do que um “guarda-chuva” para justificar a ânsia do poder, em nome da cidadania e da democracia, está a braços com vários problemas, sendo que o da sucessão é o “epicentro” de todos os restantes.
Carlos Rolo, com estes resultados, jamais poderá ambicionar a liderança do partido e por mais alianças antecipadas que tente fazer com CDS, terá antes de tudo, de conquistar o partido e com tantos fervorosos pretendentes [Carlos Silva e Sousa, Sérgio Brito, Paulo Dias, Carlos Quintino, Nuno Peixoto, Saraiva, Leonardo Paço, Mota Marques e outros] acabará por desistir, se não desistiu já!
Carlos Silva e Sousa, por mais que tente segurar as pontas, não vai ter mãos a medir a tantas pressões e o “assalto” ao controlo do PSD, pode até já estar a ser programado, e com isto, não lhe resta alternativa, senão redobrar a sua atenção e pegar nas suas tropas [Adriano Ferrão, Calhau, Paulo Freitas, Marlene, Carlos Santos, Rui Carvalho, Vitor Passarinho…] para defender o seu reino.
Quanto a Desidério, provavelmente não irá acabar este mandado, tem ainda outros trunfos na manga [RTA, Distrital do PSD e Assembleia da República como deputado] e, como não tem de trabalhar para mais nenhuma campanha autárquica em Albufeira, pode dar-se a esse luxo de mudar de opinião e rumo, porém, aqui em Albufeira, não irá entregar o poder de ânimo leve a qualquer um, as sementes podem até já estar lançadas na terra, só falta deixar passar o tempo, para que comecem a germinar.

7 Comentários:

Anónimo disse...

A derrota do David, não só era espectavel como logica, num terra de pessoas serias e honestas, pois a obra realizada pelo executivo camarario do PPD/PSD esta a vista de toda a gente, e só não vê quem não quer ver, na minha optica só resta agradecer a ALBUFEIRA pela CONFIANÇA depositada mais uma vez no PPD/PSD.
Leonardo Paço

Anónimo disse...

Aos derrotados que neste caso é o PS Albufeira, temos que dar os parabéns pela postura e nobresa que sempre o demonstraram antes e durante a campanha, e assim se dá conta da presença de David Martins.
Ao PPD/PSD Albufeira e principalmente ao seu lider Desidério Jorge da Silva a ele se deve este:
RESULTADO HISTÓRICO.
Com o 7º maior score eleitoral do PPD/PSD a nível nacional. (É OBRA).
Para que conste e para algum desprevenido aqui se anexam os resultados finais.
Nas freguesias para não ser tão massador com os números só coloquei os mandatos, que afinal é o que interessa.
CAMARA MUNICIPAL
Inscritos - 29.023
Não Votaram - 14.137
Brancos - 299
Nulos - 157
PPD/PSD - 9.977 - 6 Mandatos
PS - 3.155 - 1 Mandato
PCP-PEV - 471
CDS-PP - 456
BE - 443
ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Inscritos - 29.023
Não Votaram - 14.137
Brancos - 299
Nulos - 157
PPD/PSD - 9.008 - 15 Mandatos
PS - 3.597 - 5 Mandatos
BE - 710 - 1 Mandato
PCP-PEV - 574
CDS-PP - 540
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ALBUFEIRA
PPD/PSD 10 Mandatos
PS 3 Mandatos
BE 0 Mandatos
PCP-PEV 0 Mandatos
CDS-PP 0 Mandatos
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE FERREIRAS
PPD/PSD 5 Mandatos
PS 4 Mandatos
BE 0 Mandatos
CDS-PP 0 Mandatos
PCP-PEV 0 Mandatos
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA GUIA
PPD/PSD 5 Mandatos
PS 4 Mandatos
CDS-PP 0 Mandatos
PCP-PEV 0 Mandatos
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE OLHOS DE ÁGUA
PPD/PSD 5 Mandatos
PS 4 Mandatos
CDS-PP 0 Mandatos
PCP-PEV 0 Mandatos
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE PADERNE
PPD/PSD 6 Mandatos
PS 3 Mandatos
PCP-PEV 0 Mandatos
CDS-PP 0 Mandatos

O meu muito obrigado ao Forum Albufeirense pela disponibilidade de aqui deixar este registo.
Cumprimentos.
Alberto Saraiva

Anónimo disse...

só tenho pena do sr. Roberto Raposo não comentar neste Forum

J Soares disse...

Não quero minimizar a vitória de ninguém. Não quero nem me alegra enaltecer a derrota de quem perde. Não quero nada... sinceramente!
A única coisa que me preocupa, ética e intelectualmente, é que haja neste país quem vença, quem suba, quem esmague à custa dos outros. E quem são estes outros? Cada um que pense.
Faz-se muita análise política, interpretação e leitura sempre com a mesma tónica. Perdeste? Vais-te embora. Vão-te cobrar! Ganhaste? Boa, estás de parabéns, poderás fazer o que entenderes... Ninguém ousará intrometer-se no teu caminho!

Pois bem. Para mim, gostem ou não da minha "educação" e princípios morais, não gostei de ver o PSD ganhar em Albufeira de forma DESLEAL. Há outros sítios? Interessa-me este onde estou. De facto, tenho algum receio que estejamos a caminhar, no início de mais um século, para atitudes populistas. As massas são controláveis. A prova e exemplo disso está em Albufeira... Por mais que tenham trabalhado, não cabe na cabeça de ninguém, com 2 olhos e discernimento ético, não ver, não ajuizar convenientemente a forma como o candidato PSD ludibria a população. Não aceito que este sr. gaste milhares e milhares, alguns do erário de todos nós (relógios..., jantaradas....), e os Aires e Davides se fiquem pelas modestas dezenas de euros.

Dar notícia do que aconteceu, não é só dizer o que significam os números e percentagens finais. Dar notícia, trabalhar o conteúdo das vitórias e derrotas é abrir o véu, esclarecer, atingir o que é mais complicado de perceber... Tenho muita pena que a comunicação, o jornalismo, o comentário político seja cego neste e sobre outros assuntos.

Assim, um dia, só espero que não aconteça a desgraça dos nossos filhos e netos... É que a história da humanidade está cheia de vitórias desleais, injustas (porque sem as mesmas armas e recursos). Mais triste ainda é ver um comentário como neste post, em que se impinge uma leitura de afastamento de quem "pensam" que perdeu!
Como S. Paulo: É na fraqueza que está a minha força! Também há políticos sérios, leais e honestos. E Albufeira vai acordar não tarda muito. Convém não esquecer os processos de averiguações da CNE, da IGAL e do Tribunal de Contas que estão em curso sobre as actuações e discrepâncias desleais utilizadas pelo edil de Albufeira na sua campanha e antes dela.
A Justiça neste país pode não funcionar sempre. Mas há cidadãos em Albufeira que a ela recorreram e recorrerão. Desta vez há provas de sobra para...

Convém que este blogue seja mais lúcido e menos "discurso zero da significação"! Cabe na cabeça de gente "normal" que haja apenas um partido a ganhar tudo? Ou, pelo menos, no mínimo, não é razoável a suspeita de como é que alguém pode chegar a tais resultados sem "mais"? Pois é.... há quem use e abuse de... só temos que ter coragem e começar, de uma vez por todas, a disponibilizar às entidades competentes o que vamos sabendo. Não é justo dar relógios a velhos, não é justo dar cheques em publico, não é justo manipular eventos sociais e humanitários com o dinheiro de todos, não é justo impor esforço e musculatura às associações com a ameaça de falta de apoio... não é justo fazer campanha nas mesas de voto... não é justo organizar espectáculos pelo dobro do preço porque insinuam a suspeita de luvas e dinheiros mal explicados....(que os acéfalos aceitam e gostam de dizer "bem empregues"!). É desleal usar cartazes, sedes de campanha, fazer jantares de milhares de pessoas à borla... porque o dinheiro tem de vir de algum lado e isso não está nem nunca foi explicado ao povo que tudo bebe, tudo come, tudo admira. Os ditadores entraram sempre com pés de lã pelo povo dentro. Afinal o povo que se conta por números para dar estes resultadões. É triste. Mais triste saber que deixou de haver massa crítica em quem diz e pergunta pelos políticos dos outros partidos!? Nem tudo é o que parece...

Comentar Fórum Albufeira disse...

A moderação de comentários foi activada no blog Fórum Albufeira e todos os comentários têm de ser aprovados pelo(s) seu(s) autor(es).

Proteste, comentando aqui
.

Roberto Raposo disse...

Como eu já disse, só é pena que vamos todos pagar bem caro esta vitória do Sr. Desidério.
Vão ser mais 4 anos sem nada fazer.

O Sr. Leonardo Paço, quando diz que a obra está à vista, é porque de certeza que não leu o programa do Sr. Desidério de 2001 e de 2005, pois se tivesse pelo menos lido o de 2005, veria que praticamente nada foi feito, basta olhar para as ditas prioridades, pois dessas nenhuma, mas mesmo nenhuma foi cumprida.
As escolas recentemente construídas, são obra do governo central e não da CMA, como o Sr, Desidério fez passar.
Existem até placas com o nome do Sr. Desidério em obras que não foram feitas pela CMA, uma autêntica vergonha.
Mas se o Sr. Leonardo Paço fala das festas, comes e bebes e foguetadas, aí dou-lhe razão, nunca foi gasto tanto dinheiro público nisso.

Como diz o último comentador, muitas contas terão que ser prestadas pelo Sr. Desidério, há muita coisa a explicar.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

"""...
PARLAPATÃO

Àcerca de senhores, quais engenheiros, quais doutores, quais desenhadores.

Quem és tu que na cadeira do poleiro
nos olhas de soslaio ou de esguelha ?
Quem és tu ó desenhador, ó engenheiro, o doutor
que bebeste o líquido da celha ?
Quem és tu ó malfadado politiqueiro
de sabedoria ignorante e já velha ?

Bebeste da celha o líquido amargo.
Absorveste o fel da charlatanice.
Quem te deu tão eminente cargo
embebedou-te de parlapatice.
És um impostor sem embargo,
um mestre da imposturice.

Para quando adivinhares a vergonha,
dos teus gestos sórdidos e soezes.
Olha que o povo também sonha,
com as tuas detestáveis revezes.
Vamos pôr-te fora com tua ronha,
que não nos causarás mais fezes.

De circunspecta deslealdade,
temos sido ludibriados anos mil.
quanta malícia, quanta maldade,
nesta política rude grosseira e vil.
Que punição para os de tenra idade,
sofrerem castigos a falar de Abril.

Dizem não haver mais remédio,
Nesta terra sem solução e sem cura.
Somos deveras sinónimos de tédio,
chamam-nos os gentios com tortura.
E com assoberbado e cruel assédio,
roubam do país e do povo a ventura.

Da dor verde-bandeira da esperança,
e do purpúreo sanguíneo venoso.
Não nos calhe como herança,
a teoria do canalha odioso.
Não queremos a intemperança,
do chacal impiedoso.

Alguém que ama Albufeira

Enviar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO